
Macau - O regresso após 16 anos!
April 6, 2016
Minhas queridas,
Aqui vos deixo o vídeo que editei sobre a minha Terra Natal - M A C A U.
Fui até lá na semana passada. Aproveitando que tenho o meu Pai e a sua esposa lá a viver, fiz-lhes uma visita e usufrui das suas companhias, para me fazerem um "tour" completo pela minha linda Terra.
Eu nasci em Macau, mas muito nova, com apenas 3 anos fui viver para Portugal.
Com 10 anos, voltei à Península, apenas numas férias com os meus Pais e o meu irmão.
Neste retorno, após 16 anos, muitas das recordações se apagaram. No entanto, há coisas que não se esquecem, como os cheiros, as comidas e algumas brincadeiras que tive na época, nomeadamente uns pequenos foguetes, que se estalavam ao atirar para o chão, e uns gigantes balões, feitos de cola, que soprava por uma palhinha pequena (irão conhecer no video).
Se ainda não tiveste a oportunidade de conhecer Macau, deslumbra-te com a minha reportagem sobre a toda a Península, em apenas 14 minutos.
Aqui, apresentar-te-ei tudo, desde a história, com ligação direta Lusitana, e as melhores informações que te ajudarão a conhecer quase na totalidade as maravilhas que, esta antiga colónia Portuguesa, tem para oferecer.
São magnificas imagens que te poderão encher os olhos com tamanha grandiosidade, glamour e luxo, e creio que te poderá despertar uma grande vontade para um dia viajares até lá, quem sabe.
Eu sou suspeita para falar, pois como Macaense que sou, obviamente que para mim esta viagem teve um significado bastante especial. No entanto, quando aqui voltei de férias, com 10 anos, mesmo assim, ainda era muito nova para guardar tanta informação na memória, portanto não me recordei de quase nada, agora quando retornei. Mas, também é normal, pois a península modificou bastante e teve um crescimento brutal nos últimos anos, com novos aterros e construções gigantescas.
Espero que este vídeo, consiga também desmistificar um pouco a ideia que já ouvi, da boca e de escritas de muitas pessoas, de que `não gostaram de Macau. Acharam uma cidade feia, confusa e com muita gente`. Então, eu respondo, a essas pessoas que ficaram com uma péssima imagem de Macau, de que estão totalmente equivocadas. E peço-lhes que voltem lá de novo e que aproveitem melhor toda a beleza da península. Certamente, que quem fala isso (e eu tenho a certeza absoluta) só lá passou apenas um dia. Ok, sim, a Península é pequena e consegue-se ver tudo precisamente em dois dias, num fim-de-semana, ou três no máximo. Mas isso sem duvida será uma grande correria. E pior, se vão para lá sem ter estudado minimamente os locais ideais ou ter alguém que ajude como guia turístico, então obviamente que se sentiram numa confusão de cidade. Principalmente, no chamado "Macau Antigo". Aí, verão uma imagem menos agradável, pois tem um grande aglomerado de casa velhas, bem à moda chinesa, umas em cima das outras, cheias de grades, com tudo amontoado nas varandas e pela baixa de Macau a confusão é tremenda, por causa do próprio comércio. E, se forem no fim de semana, piorou, porque enche de muitos turistas, principalmente de etnia chinesa, que dão sempre lá um saltinho para ir aos casinos, já que em toda a China não existe nenhum, por Lei. Mas, indo para a zona nova de Macau, as ilhas da Taipa, Coloane e o novo aterro Cotai, certamente se irão encantar e apaixonar por toda a beleza que nessa região Macau nos consegue oferecer.
Então recomendo, aos próximos turistas que forem a Macau, para irem com calma, com conhecimento prévio do que querem conhecer, se possível tentem encontrar um guia turístico ou algum português que se disponibilize a vos fazer um "tour" pela cidade (pois ainda existem muito moradores portugueses), e por ultimo, não recomendo que vão num fim de semana, para não terem o tal choque de ver tanta confusão, por parte da população chinesa.
Agora desfrutem deste “tour” virtual!!!