Depoimentos de
Profissionais de saúde
A chegada de um bebé ao seio de uma família é sinónimo de muita felicidade mas, também, muitos novos desafios. Nos primeiros meses, o bebé exige uma atenção praticamente constante, tornando difícil às mães (e pais) a prática regular de exercício físico.
Uma das maiores dificuldades dos "recém-pais" prende-se com o encontrar uma actividade que lhes permita, simultaneamente, recuperar a forma física e estar perto do seu bebé, respeitando os seus ritmos de sono e alimentação.
O Sling Dance é uma actividade de dança sem impacto, sem saltos e sem movimentos bruscos, realizada pelo adulto que transporta o bebé no sling, ou canguru.
Esta actividade tem muitas vantagens para a mãe, nomeadamente a diminuição do risco de depressão pós-parto, pelo efeito directo do exercício físico, assim como pela socialização que as aulas permitem.
As vantagens para o bebé prendem-se com o reforço da vinculação, com a diminuição dos episódios fisiológicos de refluxo gastro-esofágico decorrentes da posição deitada, com a diminuição aparente dos episódios de cólicas do lactente (e de períodos de choro) e com a potencial melhoria da qualidade do sono. Esta actividade permite ainda estimular o neurodesenvolvimento do bebé, por trabalhar desde cedo as suas noções de ritmo, musicalidade e movimento.
O sling, ou canguru, devem ser ajustados para uma correcta e segura utilização. Antes de iniciar qualquer actividade física no pós-parto deve, sempre, consultar o seu médico assistente.
Dra. Patrícia Gonçalves
Especialista em Pediatria Médica e neurodesenvolvimento infantil.
(OM46843)