
Experiências Profissionais
Gestão de Marketing é muito mais do que vender um produto ou serviço
July 31, 2015
Falando-vos agora um pouquinho sobre as minhas experiências como Gestora de Marketing e deixem-me explicar e reforçar que um gestor de marketing não é um vendedor ou um comercial, como várias vezes fui confudida. Mas sim alguém com Knowhow e estudos suficientes para estar por trás das estratégias e planificações de qualquer área de negócio.
1- Gestão de Marketing na área de fitness
Engraçado que a minha primeira área de negócio e que por alguns tempos permaneci nela foi a de Fitness mais propriamente em Ginásios. Comecei no BodyLand (em Leça da Palmeira), depois fui convidada pelo WellDomus (na Foz) e mais tarde (Pinhais da Foz, que como o próprio nome indica é na Foz).
Em todas estas empresas que referi anteriormente cresci muito profissionalmente como Gestora de Marketing e pessoalmente, aprendendo a me organizar, a ser metódica, perfeccionista e acima de tudo a cumprir com regras e prazos quando tivesse de organizar eventos.
Era minha função planificar estratégias, realizar parcerias e protocolos com empresas ligadas ao ramo, retificar os preços e tornando-os mais competitivos com o mercado, estudar a concorrência e dar uso desse estudo e, o que mais me dava prazer era, organizar eventos e open days. Como esse que padrão ver abaixo.
Organização de um evento do Ginásio 'Pinhais da Foz' na praia
2- Gestão de Marketing na área do ensino
Uma outra experiência que tive mais tarde foi gerir o marketing num Colégio no Estoril.
E, esta sim é a melhor história que tenho para vos contar até hoje.
Por motivos pessoais, tive de acompanhar o meu namorado para o Estoril - Lisboa. Larguei tudo o que tinha pelo Porto e fui à aventura.
Após vários emails e envios de curriculo, chamaram-me da empresa Fame para começar a trabalhar como Scouter logo após umas duas semanas de lá estar. O trabalho era bastante interessante, a empresa estava relativamente ligada ao Jornalismo e pensei que poderia ter algum crescimento profissional, até que poucos dias depois me apercebi que não era bem essa a realidade. Havia muita desorganização empresarial, algum desconforto com uma colega que não trabalhava da melhor forma éticamente, era imensamente longe de nossa casa, de entre muitas outras razoes, desisti logo ao fim de um mês de trabalho.
Passado uns dias fui enviando curriculos com mais calma para empresas aparentemente mais interessantes e próximas de casa. Até que surgiu o anúncio do Colégio D. Luisa Sigea, que dizia necessitar de uma gestora de Marketing. Colégio esse que era apenas a 5 minutos de casa. Eu disse BINGO! É mesmo para aqui que vou trabalhar. Enviei email, deixei pessoalmente o meu curriculo no próprio colégio. E esperei. Ja tinham passado duas semanas e nada. Até que a minha Sogra me disse para eu ficar calma porque ela sabe que esse emprego sera meu. Um dia depois o telefone toca. Era a diretora a marcar reunião comigo. Muito bem. No dia seguinte, arranjei-me, fui a entrevista, falei falei falei, muito descontraida contava as duas diretoras (que por sinal sao irmãs) todo o meu percurso profissional. E no final de tudo, elas disseram-me logo que eu estava selecionada de entre os cento e tal curriculos que tinham concorrido para o cargo. Apenas teria de lutar pelo cargo apenas com outros 2 que também tinham ficado no gosto das mesmas. Pediram-me para fazer um plano de Marketing para o ano letivo inteiro e sugestões de modificações, até ao final da semana (teria mais uns 6 dias pela frente). Nervosa e muito ansiosa com a notícia e com toda aquela reunião positiva que tivera com as diretoras, a minha cabeca encheu-se de ideias e logo nessa mesma noite realizei um mini plano de Marketing e enviei-lhes de seguida.
Na semana seguinte, ligaram-me a dizer que tinha sido eu a escolhida.
Bem! Os meus olhos encheram-se de alegria, assim como os da minha Sogra e namorado que desde o inicio acreditavam puramente que eu iria ser capaz de conquistar aquele Colégio.
Pois bem, conquistar é mesmo o termo certo.
Entrei finais de Dezembro e tive de sair finais de Junho ( pois mais uma vez por motivos profissionais do meu namorado).
Nao só estive naquele colégio como gestora de Marketing, estive como uma professora de dança, uma psicóloga infantil, uma mãe para muitas meninas que me olhavam como tal, uma irmã mais velha para outras, nem sei explicar, pois o que eu ainda hoje sinto aqui dentro é muito forte e não se consegue deixar assim escrito apenas num blogue todos os sentimentos que vão na minha cabeça.
Mas digo-vos, a minha passagem no Colégio D. Luisa Sigea, era digna de estar escrita num livro, internacionalmente publicado. Ali eu tive a Família que não estava comigo, as amigas que não tinha por perto, o carinho que por vezes faltava quando o meu namorado estava a trabalhar fora, a mão que estendeu quando eu mais precisei.
E acreditem, eu posso ter sido como uma mãe e irmã para muitos alunos ali dentro. Mas eu tive mais do que umas diretoras e umas colegas ao meu lado. Eu tive ali várias Mães e irmãs a cuidarem de mim. A me ensinarem mais e mais sobre a vida. Mais sobre quem nós realmente somos e o que fazemos nesta vida. E que nada do que acontece é por acaso, tudo é certo e tem a sua razão de ser e acontecer.
E para ir no seguimento do Post sobre um jornalista, em que falo que devemos amar aquilo que fazemos, pois bem, eu adoro a minha área de jornalismo, mas se pudesse escolher ficaria a minha vida toda a trabalhar no Colégio D. Luisa Sigea, com as mesmas colegas, as mesmas diretoras e todos os meus meninos (Eles nao podiam crescer mais ahahahahah)
Apreciem uma parte do filme que eu preparei para o Colégio no dia da minha despedida e vejam como é bom acordar todos os dias cheios de energia positiva para mais um dia de trabalho.