top of page

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa que existe em todo o mundo. Mais de metade da população mundial tem anticorpos contra o parasita transmissor desta doença, mas ainda assim devem observar-se algumas medidas preventivas.

Para quem não é imune à toxoplasmose (como o meu caso), os cuidados devem ser redobrados.

Conhece os principais cuidados a ter com a toxoplasmose e protege a tua saúde e a do teu bebé.

1- Cuidado com a forma de interagir com os gatos!


Os gatos são os únicos animais que libertam estruturas infetantes de toxoplasmose nas fezes. Se o gato estiver infetado pelo parasita da toxoplasmose as suas fezes serão passiveis de infetar qualquer pessoa ou outro animal que entre em contacto direto com a matéria infetada. Os principais cuidados a ter quando se interage com qualquer gato são:

  1. Lavar muito bem as mãos com sabão e água corrente depois de manipular o animal.

  2. Lavar com desinfetante o tabuleiro das necessidades do gato todos os dias, pois os parasitas podem manter-se no fundo do tabuleiro.

  3. Trocar todos os dias a areia do gato (utilizando luvas, ou desinfetando as mãos em seguida com álcool), mesmo que esta não se apresente molhada ou suja.

  4. Sempre que possível dar ao gato ração, pois minimiza os riscos de o animal ingerir alimentos já contaminados.

  5. Tentar que o gato não coma ratos ou pássaros, pois existe a possibilidade de esses animais estarem também infetados com a toxoplasmose.

  6. Lavar cautelosamente e com água corrente as tigelas de água e ração do animal.

  7. Evitar a interação com gatos de rua, pois correm mais risco de estarem contaminados com a toxoplasmose.

  8. Limitar os afagos ao gato a carícias, evitando que o animal lamba o rosto da pessoa, porque embora a contaminação se faça preferencialmente por contacto com as fezes a língua do gato pode conter parasitas.

2- Não ingerir carne mal passada

A carne de vaca, cabra, ovelha, galinha e porco devem ser consumidas depois de devidamente cozinhadas. Carne quase crua, ou mal passada implica um maior risco de se contrair a toxoplasmose em caso dos animais estarem infetados.

O célebre bife em sangue deve ser evitado, e principalmente as carnes de porco, carneiro, cabra e galinha precisam de ser cozinhadas a altas temperaturas a fim de que os parasitas sejam completamente eliminados.

3 - Nada de comer Sushi


Sushi está completamente fora de questão enquanto estiveres grávida e mesmo depois do bebé nascer, se amamentares terás de evitar essa comidinha deliciosa. Precisamente por ser peixe cru. Por melhor certificado que seja o restaurante, o problema é que o parasita pode estar no peixe, mesmo ele aparentando um excelente aspeto.

Poderás optar pelo sushi vegetariano, à base de vegetais e frutas (mas estes terão de ser super bem lavados e a faca que os irá cortar não poderá ser a mesma que teve contacto com os peixes, atenção!!!)

4- Frutas sem casca ou muito bem lavadas e legumes bem cozidos


Quando pensares em comer aquela fruta bem fresquinha que está com um ar super apetitoso lembra-te que passar somente por água poderá não ser o suficiente para combater este parasita da toxoplasmose. O melhor será retirar a casca, ou então lavar a fruta muito bem lavada com "amokina" ou vinagre. O mesmo se aplica para as saladas frescas, que deverão ser muito bem desinfetadas, ou então optares por um legumes salteados, ou grelhados, pois como estarão a altas temperaturas aí terás a certeza que o parasita morreu.



5- Manter uma adequada vigilância médica​


A melhor forma de despistar a possível contaminação pelo parasita da toxoplasmose é mantendo uma regular e adequada vigilância médica. Fazer análises ao sangue e urina regularmente e procurar o aconselhamento médico sempre que se acreditar ter estado exposto a situações de risco de contaminação é a melhor atitude a tomar.


Embora a toxoplasmose não seja uma doença mortal e seja facilmente combatível, apenas os profissionais de saúde podem fazer um despiste fiável da doença.


 
 
 

コメント


ÚLTIMOS POSTS

Os mais vistos

Media

Sigam-me

Caso exista possibilidade de estar presente em algum evento/press day, o seu e-mail será respondido. Devido ao elevado número de convites, damos prioridade aos anunciantes com quem mantemos uma relação duradoura. No entanto, caso seja do seu interesse dar a conhecer a sua marca, envie o press-kit por e-mail. 

bottom of page