top of page

Desconfortos na gravidez (Parte I)

  • Seios Doridos

Com a gravidez, os seios começam a preparar-se para a amamentação, aumentando de volume, ficando mais sensíveis, pesados ou até mesmo doridos e tensos. A sensibilidade desaparece por volta do 2.º mês, mas a sensação de dor pode persistir por mais tempo.

Para evitar esse desconforto, usa um sutiã que acompanhe o novo tamanho dos seios, para evitar comprimi-los e deverás fazer massagens em volta dos mesmo com creme hidratante, 2 vezes por dia.

  • Azia

A azia é um desconforto com maior incidência no 2º e 3º trimestre. Por vezes é acompanhada de eructação e sabor azedo na boca.

Para evitares a azia deverás utilizar pouca gordura na alimentação; após as refeições, sentar com as costas direitas durante 30 minutos ou caminhar um pouco para ajudar na digestão; relaxar e fazer uma respiração profunda durante uns minutos; evitar comer uma refeição pesada antes de ir para a cama; dormir com mais almofadas, de forma que a cabeça fique mais alta, evitando que o ácido suba até ao esófago.

  • Cansaço e Sonolência


É possível que mesmo antes de saberes que estás grávida comeces a sentir uma fadiga e sonolência inexplicável. A verdade é que, nas primeiras semanas, o sono é uma necessidade, devido à revolução hormonal, que ocorre no corpo, o que exige um dispêndio de muito mais energia por parte da grávida.

Aproveita para dormir sempre que sentires sono, seja à tarde, seja à noite. Não te esqueças que deverás dormir oito a dez horas por noite, deita-te cedo, e aproveita as férias e os fins-de-semana para pôr o sono em dia.

  • Enjoos


Os enjoos - seguidos ou não de vómitos – são comuns nos primeiros meses de gravidez, devido aos elevados níveis hormonais e à diminuição da mobilidade gástrica.

Felizmente, estas náuseas da gravidez ocorrem geralmente no primeiro trimestre e raramente ultrapassam o segundo. Há mesmo grávidas que nem chegam a senti-las. Tudo depende do metabolismo e da forma como o corpo reage às modificações de um início de uma gravidez.

Para minimizar os enjoos evita ficar com fome ou com o estômago demasiado cheio. Optar por várias e pequenas refeições por dia, de fácil digestão; quando não se consegue engolir mais nada, torradas secas, biscoitos, bolos de arroz e bolachas de água e sal são os melhores aliados; evita pratos gordurosos, muito temperados ou fritos. Se os enjoos forem mais intensos ao acordar, experimenta deixar uma bolacha de água e sal na cabeceira, e comê-la antes mesmo de levantar (cerca de 30 minutos a 1 hora antes); evita locais com cheiros muito intensos, sobretudo as cozinhas, pois os odores da comida são grandes causadores de náuseas; bebe pequenos goles de água morna com sumo de limão;

 
 
 

Comments


ÚLTIMOS POSTS

Os mais vistos

Media

Sigam-me

Caso exista possibilidade de estar presente em algum evento/press day, o seu e-mail será respondido. Devido ao elevado número de convites, damos prioridade aos anunciantes com quem mantemos uma relação duradoura. No entanto, caso seja do seu interesse dar a conhecer a sua marca, envie o press-kit por e-mail. 

bottom of page