Desconfortos na gravidez (Parte III)
- Rafaela Peixoto
- 29 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Fome insaciável
Sobretudo no segundo trimestre de gravidez, é natural que tenhas um apetite voraz. Com efeito, precisas de energia suplementar, pois o teu organismo sofre uma enorme aceleração e o teu corpo está em completa ebulição para responder às necessidades do bebé. No entanto, é preciso resistir à tentação de comer por dois. E atenção aos chamados "desejos de grávida", tenta-te controlar.
O truque é teres sempre à mão uma peça de fruta ou umas bolachas integrais para aliviar a fome.
Deverás, durante a gravidez, evitar os doces, guloseimas e fritos.
Bexiga sempre cheia e micções frequentes e urgentes
É natural que sintas a bexiga sempre cheia e tenhas mais vontade de urinar. Trata-se de um desconforto comum, que ocorre sobretudo no 1.º trimestre - devido ao crescimento do útero que comprime a bexiga - e depois no 3.º trimestre, devido à compressão do feto sobre a mesma.
Deverás ir à casa de banho sempre que sentires vontade, usa um mini penso para o caso de ocorrer perda de urina, faz exercícios físicos que tonifiquem os músculos pélvicos, bebe líquidos, de preferência no intervalo das refeições;
Dores nas costas
As dores de costas acontecem muito devido às hormonas da gravidez e à mudança do centro de gravidade. No final da gravidez, a dor pode percorrer as costas e pernas, sendo provocada pela pressão exercida pela cabeça na região pélvica, que espreme os nervos ciáticos.
Para aliviar as dores opta por fazer massagens especificas para grávidas, pilates e yoga, que ajudará bastante a relaxar toda a musculatura das costas.
Varizes
As varizes podem desenvolver-se ou agravar-se durante a gravidez, devido ao relaxamento da musculatura lisa das paredes dos vasos e ao aumento da pressão do útero sobre os vasos pélvicos.
É recomendável não usares ligas e meias apertadas, roupa justa ou cintas com pernas apertadas; deverás descansar e elevar os membros inferiores várias vezes por dia, pelo menos 5 minutos; Quando te deitares, coloca uma almofada debaixo das pernas e evita sapatos com salto muito alto.
Comentarios