Desconfortos na gravidez (Parte II)
- Rafaela Peixoto
- 22 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Os Membros Inferiores e o inchaço
A gravidez pode conduzir a problemas que afectam os pés e as pernas. O inchaço nos pés e pernas, aparece normalmente na fase mais tardia da gravidez. Deve-se à acumulação de fluidos nas extremidades inferiores. O aumento do útero exerce pressão sobre os vasos sanguíneos na pelve e pernas, causando abrandamento na circulação de retorno. Quando os pés estão inchados, podem ficar com coloração púrpura. Por vezes, há retenção extra de água durante a gravidez, o que aumenta o inchaço. Se existir inchaço na face ou mãos, deve contactar rapidamente um médico.
Para prevenir este acontecimento deverás elevar os pés sempre que possível. Caso estejas sentada durante longos períodos de tempo, coloca algo sob os teus pés para os elevar. Utiliza calçado de dimensões adequadas; se for demasiado estreito ou curto, dificultará a circulação. Utiliza meias que não dificultem a circulação. Se fores conduzir durante bastante tempo, faz pausas regulares para “alongar” as pernas e facilitar a circulação. Exercita-te regularmente para melhorares a saúde em geral; caminhar é um bom exercício. Bebe muita água para te manteres hidratada e ajudares o corpo a reter menos fluidos. E faz uma dieta equilibrada, evitando comida demasiado salgada (pois pode aumentar retenção de líquidos).
Obstipação (Prisão de ventre)
A obstipação é muito frequente durante a gravidez, devido à diminuição do peristaltismo intestinal ou às modificações nos hábitos alimentares e redução da actividade física. Recomendo-te beberes muita água, comer iogurtes, pão integral e/ou cereais integrais, fruta e vegetais. E fazer exercício físico regularmente. Vais ver que o teu intestino começará a se comportar melhor.
Sensação de tontura e desmaio
A causa principal deve-se às alterações vaso motoras, que vão provocar hipotensão (tensão arterial baixa) e dificuldade na circulação. Recomendo-te a evitares mudanças bruscas de posição, estar muito tempo de pé na mesma posição ou com o estômago vazio por muitas horas. Tem cuidado com as variações de temperatura e opta por dormir deitada de lado. Quando ocorre um desfalecimento, o melhor é sentar e baixar a cabeça ou, se possível, deita-te e coloca as pernas ao alto.
Comments