Como organizar um Babyshower encantador!
- Rafaela Peixoto
- 20 de nov. de 2016
- 4 min de leitura
O Baby shower é um dos momentos mais esperados não só para a mamãe (grávida), como para todos os amigos e familiares. É um evento para celebrar a chegada do novo elemento e festejar a reta final da gravidez, o que faz da grávida a pessoa mais importante da festa. Eheheheheh... Então, mamães, aproveitem que este dia é todo vosso.
Esta festa está-se a tornar cada vez mais comum em Portugal. E não só se realiza entre a grávida e as suas amigas, como já se une o próprio casal, que espera o seu nenenzinho, e os familiares e amigos que sejam presentes na vida desta nova família que agora se forma.
Para te ajudar a realizares o teu Baby Shower, vou-te dar algumas sugestões para que o teu seja tão maravilhoso como foi o meu:

Decidir quem organiza
O ideal é serem outras pessoas que não a grávida a organizar a festa, amigas, irmãs, tias, primas ou madrinhas, porque a grávida já tem muita coisa com que se preocupar. De certeza que não vão faltar pessoas para ajudar e fazer desta festa um momento importante na companhia de amigos e família. Em alternativa, também pode ser a grávida a planear a festa e deixar que seja surpresa para os convidados. E, em última hipótese podes sempre contatar uma empresa que trate de tudo.
2. Decidir a data
A melhor altura para o baby shower é a partir do 3ª trimestre de gravidez, mas não deixes para o último mês para não haver surpresas no dia. O ideal é planeares com antecedência de pelo menos 1 mês.
3. Número de convidados
O número de pessoas presente na festa é muito importante pois irá ajudar a definir todos os outros passos do planeamento. Faz uma lista e tenta não te esquecer de ninguém: Avós, bis-avós, tia-avós, tias, primas, amigas, madrinhas, etc.
4. Localização
Quando souberes o número de pessoas a convidar pensa no local. O ideal é ser em casa ou num local mais privado, mas podes sempre organizar num restaurante ou num espaço público.
5. Convites
Cria um convite em formato digital ou papel, com uma fotografia do casal que vai ser papai, por exemplo.
6. Temática
Poderás organizar um chá, um jantar ou almoço. Sugestões e ideias é o que não falta, mas o tema poderá ser de acordo com o sexo e nome do bebé, no caso destes já estarem definidos: azul, rosa, amarelo, branco, animais, zoo, cegonhas, balões, circo, desporto, ballet, náutico, fotografias do casal, etc.
7. Decoração
No que diz respeito a este passo tudo dependerá do budjet. Podes optar por uma decoração mais simples e homemade, ou podes ir a uma loja de festas e comprar muitas coisas adequadas ao tema que pretendes. No meu caso, contei com a maravilhosa decoração da loja Docinho de açúcar.
Com alguma antecedência até podes encomendar algumas coisas online para ser mais barato. O que não pode faltar são balões e muitas fitinhas de enfeite, que são uma forma muito económica de decorar o espaço e dar uma vistaça.
8. Comidas e bebidas
Tudo dependerá da altura do dia e da refeição que escolheres: Lanche, brunch, jantar, almoço ou chá das 17h.
Mas não poderá faltar o Bolo personalizado como símbolo do babyshower, os cupcakes, os cuppops e as bolachinhas. Todos estes dentro do tema que escolheres.
Outras sugestões: sandwiches, queijos, pão e tostas, fruta, biscoitos, salgados, chá, sumos, batidos, água, sangria etc. Podes sempre encomendar um serviço de catering ou para poupar custos fazer uma lista do que é necessário e pedir a uma pastelaria/confeitaria para te realizar tudo.No meu caso, contei com o fantástico e delicioso trabalho da Pastelaria Doce Albatroz,na Parede.






9. Diversão
Este é sem dúvida o principal objetivo do baby shower, por isso, pensa em jogos bem divertidos para animar a festa. Existem vários jogos de entretenimento com a temática baby shower como pictonary, crabel, adivinhar o significado dos nomes, quiz sobre nomes de bebés de celebridades, quiz sobre puericultura, dar dicas e desejos à grávida, votações para sexo e nome do bebé, bingo, entre outros. Porém, existem sempre outras possibilidades como o karaoke, música e ambiente, etc.
Não esqueças, claro, da música ambiente estar sempre a rodar.
10. Presentes
O que não pode faltar também é um jogo para abrir os presentes que as convidadas levam, deverás também fazer uma lista sobre o que os pais precisam e cada convidado leva um presente dessa lista, de forma a não haver repetições. Também pode haver pequenas lembranças para os convidados levarem do Baby Shower.
11. Fotografias e vídeo
Como último passo não se esqueçam de ter máquina fotográfica, e se possível vídeo, para ir capturando imagens de toda a festa para mais tarde recordar.
12. Lembrança do Baby shower para os convidados
No meu caso, foi feito um comezinho com alguns doces dentro e um cartão de agradecimentos, com a nossa fotografia e data do evento que realizamos.
.......................................................................... //...........................................................................
E é isto Mamães.
Realizar um baby shower, dá trabalho, mas se forem bem organizadas vai ser um sucesso de certeza, assim como foi o meu.
Dá uma olhada nas fotos e inspira-te!




























Comments