Grávida pode ou não tomar chá ou café?
- Rafaela Peixoto
- 30 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Agora é que foi uma questão difícil!
Alguns estudos indicam que o consumo de chás e café durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do feto. Mas, outros afirmam que estas bebidas até trazem benefícios.

Bem se fores como eu, que não vivo sem o meu cafézinho matinal então fica a entender melhor esta questão e regista bem os cuidados que deves ter durante a gestação.
Acontece que estas bebidas contêm uma substância chamada cafeína e algumas teses revelam que há relação direta com o ganho de peso ao nascer e com o parto prematuro.
Outros pesquisadores afirmam que o consumo não é prejudicial para o feto, desde que também não abuse no seu consumo.
Uma das explicações é: o feto pode usar a cafeína como fonte de energia e não as outras fontes provenientes dos alimentos.
A cafeína pode ultrapassar a barreira placentária e entrar em contato direto com o feto, o que o leva a consumir a substância também. Mas, segundo o autor do artigo escrito na revista cafeicultura - Prof. Dr. Darcy Lima, coordenador científico do projeto café e saúde - o café na gestação é seguro com moderação.
Alguns cientistas mencionam doses com 200 miligramas de café.
Outros investigadores apontam que 300 miligramas da substância por dia são permitidas para consumo.
Para exemplificar: uma xícara de café contém 100 miligramas de cafeína. Sendo assim, as grávidas poderiam consumir de duas a três xícaras por dia.
Os principais produtos que contém cafeína são: café, chá preto, chá verde e outros chás estimulantes, refrigerantes à base de cola, chocolate e alguns medicamentos.
O que vale ter em mente é o bom-senso no consumo de alimentos: as gestantes também estão a alimentar os seus bebês, então, devem ter em mente e no frigorífico alimentos saudáveis!
Comments