top of page

Um Natal Light para todas nós - Receitas

1. Rabanadas no forno

Como sabemos muitos dos doces de Natal são fritos, como as rabanadas. Mas não têm de ser. Que tal optar por esta versão? – Ingredientes –

Ganhe um robot de cozinha! Cozinhar nunca foi tão fácil. Poupe tempo e dinheiro e divirta-se enquanto cozinha! Quero ganhar um robot de cozinha!

  • 7 fatias de pão de forma integral

  • 1 chávena de chá de leite magro

  • 1 c. de chá de essência de baunilha

  • 2 c. de sobremesa de açúcar

  • 3 c. de sopa de água

  • 1 ovo

  • 1 clara

  • Açúcar e canela para polvilhar q.b.

– Modo de preparação –

  1. Aqui está uma boa forma de desfrutar das tradicionais rabanadas, mas com menos 120 calorias do que a receita tradicional. A preparação é semelhante.

  2. Comece por pré-aquecer o forno a 280º.

  3. Numa taça/prato misture o leite magro, o açúcar e a baunilha.

  4. Depois, à parte, bata ligeiramente o ovo e a clara. Adicione as três colheres de água e misture bem.

  5. Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido. Coloque as fatias na forma e leve ao forno bem quente, durante cerca de oito minutos.

  6. A meio desse tempo vire as rabanadas para ficarem douradas dos dois lados. Quando estiverem prontas retire e polvilhe com um pouco de açúcar e canela.

  7. Nesta receita pode aproveitar para utilizar o pão que tenha sobrado do dia anterior.

2. Arroz doce

Sim, até aqui pode cortar nas calorias. – Ingredientes –

  • 250g de arroz (carolino)

  • 1 c. de sobremesa de creme vegetal para barrar

  • 75g de açúcar

  • 7,5dL de leite magro

  • 3 gemas

  • 1 casca de limão

  • Sal, canela em pó e em pau q.b.

– Modo de preparação –

  1. Para começar leve ao lume um tacho com água (abundante) temperada com sal. Quando a água ferver, junte arroz.

  2. Quando a água ferver voltar a ferver, deixe o arroz cozer durante 2 minutos.

  3. Entretanto, à parte, leve o leite a lume, com o pau de canela e a casca de limão e deixe levantar fervura.

  4. Depois (ao fim dos dois minutos) retire o arroz da água, escorra bem e mergulhe-o no leite a ferver. Deixe cozer destapado em lume brando.

  5. Quando estiver cozido, retire do lume e acrescente o açúcar. Junte as gemas e a manteiga e mexa bem.

  6. Deixe cozer durante mais alguns minutos, em lume brando e sem deixar ferver. Retire do lume e coloque em tacinhas individuais ou numa travessa e polvilhe com canela em pó.

3. Aletria

Imagem: iguarias.com À partida seria um doce sem grandes calorias, mas está enganado. Mas se é um apreciador, aqui fica uma sugestão mais saudável. – Ingredientes –

  • 100g de aletria

  • 4dl de leite magro

  • 75g de açúcar

  • 2 gemas

  • 1 casca de limão

  • Canela q.b.

– Modo de preparação –

  1. Coza a aletria em água durante 5 minutos e escorra.

  2. Depois leve o leite magro ao lume, juntamente com casca de limão, açúcar e a aletria e deixar cozer.

  3. Quando a aletria estiver cozida, retire do lume e misture as gemas previamente batidas.

  4. Leve novamente ao lume para que as gemas cozam ligeiramente. E está pronto. Só precisa de servir e polvilhar com canela.

  5. Uma dica. Há quem opte ainda por não juntar as gemas. Se quiser seguir esta sugestão, só precisa de, depois de cozida a aletria, retirar do lume, servir e polvilhar com canela.

4. Broas de Natal

Imagem: tempodeteia.blogspot.pt Não podiam faltar. – Ingredientes –

  • 750g de farinha de trigo

  • 750g de farinha integral

  • 500g de farinha de milho peneirada

  • 1,5dl de mel

  • 2,5dl de azeite

  • 2,5dl de água

  • 250g de canela

  • 500g de erva-doce

  • 350g de açúcar

  • 75g de amêndoas torradas

  • 75g de pinhões

  • 200g de nozes

  • Sal q.b.

  • Ovos para pincelar

– Modo de preparação –

  1. Estas quantidades dão para cerca de 40 broas. Agora “mãos à obra”.

  2. Leve ao lume um tacho com a água, o azeite e o mel até fazer uma espuma loira. Depois junte a canela e a erva-doce e deixe ferver durante mais 15 minutos.

  3. De seguida, peneire as farinhas com o sal num alguidar e escalde com o preparado anterior, amassando como o pão.

  4. Quando estiver bem amassado, junte as nozes, as amêndoas e os pinhões picados e misture bem.

  5. Forme as broas e coloque uma ou meia amêndoa em cada uma delas. Pincele com o ovo e leve ao forno bem quente em tabuleiros untados com azeite.

  6. Quando estiverem cozidas retire e deixe arrefecer.

5. Sonhos

Imagem: iguarias.com Não é um dos doces mais saudáveis, é certo. Mas é um regalo que não pode faltar à mesa de Natal. E até aqui pode “cortar” nas calorias. Ora veja. – Ingredientes – Para a massa

  • 15g açúcar

  • 25g Azeite

  • 100g farinha integral

  • 100g farinha não integral

  • 50g de farinha Maizena

  • 4 dl de água

  • 5 ovos

  • Casca de limão

  • Sal q.b.

Para a calda

  • 250g de açúcar

  • 1 casca de limão

  • 1 casca de laranja

  • 1 pau de canela

– Modo de preparação –

  1. Leve ao lume, um tacho com a água, o azeite, o açúcar, a casca de limão e uma pitada de sal. Quando levantar fervura, retire a casca de limão e junte as farinhas, previamente misturadas. Mexa muito bem com uma colher até formar uma bola.

  2. Depois retire do lume e coloque numa taça, mexendo sempre com a colher até arrefecer completamente.

  3. De seguida, acrescente os ovos, um a um, batendo sempre entre cada adição até serem completamente absorvidos.

  4. Depois é só fritar colheradas desta massa em azeite abundante, bem quente (a cerca de 180ºC). Frite os sonhos em lume brando, para garantir que a temperatura se mantem constante durante a cozedura dos sonhos.

  5. À medida que os sonhos forem alourando, pique com um garfo. Quando estiverem prontos retire e regue com a calda de açúcar.

  6. A preparação da calda é simples. Leve ao lume -se ao lume 3 dl de água com açúcar e deixe ferver. Junte o pau de canela, as cascas de limão e laranja e deixe ferver durante 15 minutos. Ao fim desse tempo, retire as cascas e deixe arrefecer.

  7. Uma sugestão. Se preferir, em vez da calda, pode polvilhar os sonhos com açúcar e canela em pó (previamente misturados).

6. Bolo Rainha

Uma alternativa ao Bolo Rei, mas que garante toda a tradição e sabor. – Ingredientes –

  • 1 c. de café de sal de mesa

  • 1 c. de sopa de aguardente

  • 100ml de leite magro

  • 130g de açúcar

  • 130g de manteiga sem sal

  • 2 c. de sopa de vinho do Porto

  • 25g de fermento biológico

  • 3 ovos + 1 gema para pincelar

  • 300 g de frutos secos (passas de uva, amêndoas, nozes, pinhões e avelãs)

  • 600g de farinha de trigo

  • Açúcar em pó para polvilhar (opcional)

– Modo de preparação –

  1. Comece por misture a farinha com o sal e faça uma cova no meio. Depois dissolva o fermento num pouco de leite morno e deite-o no centro da farinha, misturando um pouco de até formar uma pasta mole e deixe repousar.

  2. Entretanto, à parte, misture a manteiga (que deve estar à temperatura ambiente) com o açúcar e acrescente os ovos, um a um.

  3. Quando a mistura da farinha com o fermento, que preparou no início, tiver formado pequenas bolhas, acrescente o preparado anterior.

  4. De seguida, adicione o vinho do Porto e a aguardente e amasse até ter uma massa elástica e que se solta dos lados da tigela.

  5. Pique os frutos secos (ou não, aqui a escolha é sua) e acrescente-os à massa. Amasse de forma a garantir que fiquem repartidos uniformemente. Tape com um pano e deixe fermentar até duplicar de volume.

  6. Quando já estiver levedado, deite a massa numa superfície enfarinhada, forme uma bola e, com as mãos, faça uma cova no meio, alargando a massa lentamente a toda a volta até formar um buraco com pelo menos 15 cm de diâmetro. Coloque a massa num tabuleiro untado e enfarinhado e deixe levedar durante mais uma hora.

  7. Pincele com a gema de ovo, desfeita numa colher de água. Enfeite com nozes e passas de uva e leve ao forno quente cerca de 40 minutos.

  8. Quando estiver cozido retire do forno e polvilhe com açúcar em pó (este passo é opcional).


 
 
 

Comments


ÚLTIMOS POSTS

Os mais vistos

Media

Sigam-me

Caso exista possibilidade de estar presente em algum evento/press day, o seu e-mail será respondido. Devido ao elevado número de convites, damos prioridade aos anunciantes com quem mantemos uma relação duradoura. No entanto, caso seja do seu interesse dar a conhecer a sua marca, envie o press-kit por e-mail. 

bottom of page