Depois do parto: como fica a minha barriga?
- Rafaela Peixoto
- 28 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
Vamos entender ao fim de quanto tempo a barriguinha da mamãe voltará ao normal.
Cerca de 10 dias após o parto, o útero já não é visível. Contudo, a parede abdominal não recupera o seu estado normal antes de um mês e meio depois da data do parto. Já a recuperação dos músculos retos, em 9 meses, deve-se ao fato de o abdómen se encontrar flácido durante vários dias após o nascimento da criança.
Mesmo que queiras regressar mais rápido ao teu estado normal e utilizar cintas ou anéis elásticos, isso é desaconselhado! Recorde que o útero, assim como os outros órgãos do abdómen, necessitam de espaço para assentar e serem capazes de regressar à sua posição natural. Não tenhas pressa! Vais encontrar um aliado na amamentação. Isto porque cada sucção do teu bebê estimula a produção da ocitocina, a hormona responsável pela contração.
É por isso que no momento da amamentação, podes sentir o que é conhecido por mordidas uterinas – contrações que, de certo modo, “limpam” o órgão. As contrações fazem que os vasos sanguíneos, anteriormente ligados à placenta, se fechem e seja facilitada a saída das perdas após o parto. O desconforto provocado por essas picadas (ou mordidas uterinas) pode ser mais ou menos intenso, mas é percebido principalmente depois do segundo parto, durando apenas alguns dias.
Além disso, não te esqueças que a recuperação de um abdómen tonificado após o parto depende também da predisposição de cada uma. É óbvio que uma mulher com sobrepeso ou que passou por mais gravidezes num curto espaço de tempo, terá maior dificuldade para recuperar a forma física.
Contudo, procura falar com o teu médico e profissional de treino para em conjunto estudarem a melhor hipótese de retornares à tua rotina de treinos físicos.
TUDO VAI DEPENDER DA TUA FORÇA DE VONTADE!

Atriz Débora Secco - 1ª foto pós parto, 2ª foto grávida e 3ª foto antes de estar grávida.
Comments