top of page

Suplementos alimentares VS Amamentação

Minhas queridas,


Hoje o tema é sobre algo ainda muito debatido e que ainda não se chegou a nenhum resultado 100% conclusivo.


Mas afinal mamães que amamentam e treinam podem tomar suplementos alimentares proteicos?




Depois de discutir com alguns colega da área de desporto, a minha nutricionista e a pediatra do meu filho cheguei à conclusão que o melhor é NÃO tomar absolutamente nenhum suplemento alimentar proteico nesta fase de amamentação.



Encontrei este artigo no site (cuido.me) que explica lindamente o porquê!

Mulheres na gestação e amamentação podem usar suplementos?

A resposta é: depende do que tem dentro de cada suplemento e eles variam de marca para marca.

Normalmente Nutrólogos e Nutricionistas Especializados em suplementos liberam:

– Enzimas digestivas – Ômegas 3, 6 e 9 – Glutamina – BCAA – Whey Protein: cuidado com eles devido aos adoçantes proibidos nesse período, não utilize caso tenha sacarina sódica e aspartame.

Não há estudos sobre o consumo de whey durante gravidez e amamentação conclusivos. Os principais riscos de consumir whey durante os dois momentos são: Nível baixo de glicose no sangue, diminuição da pressão arterial e diminuição no apetite. Portanto, suplemento não é alimento. Não se deve substituir as refeições por suplementos de nenhuma espécie durante esses períodos (gestação ou amamentação). Whey é nada mais nada menos que proteínas isolada do leite, de alta digestibilidade e geralmente sem lactose ou com baixa concentração. Por um lado é bom, pois, alguns bebês não toleram a lactose presente no leite da vaca. Há fórmulas infantis a base de whey para substituir o leite da vaca e de soja e que diminuem o risco de alergias em bebês. Uma desvantagem de utilizar whey é o aumento do risco de ingerir metais pesados: portanto um bom whey e de uma marca de confiança é essencial! Alguns estudos foram feitos nos Estados Unidos e selecionaram algumas marcas de qualidade sem adição de metais pesados como: (arsênico, cádmio, chumbo e mercúrio) que não trazem prejuízos durante a gravidez ou amamentação. Já no Brasil não foi encontrado nenhuma pesquisa com suplementos nacionais.

O melhor mesmo é manter uma alimentação saudável durante a amamentação e de preferência com acompanhamento nutricional. Fazer o uso de suplementos somente com liberação do seu médico e prescrição de um Nutricionista especializado em Suplementação. Não ingerir alimentos alergênicos e de baixa digestibilidade na mesma refeição e observar o comportamento do bebê. Caso tenha ficado uma dúvida, tente ingerir este alimento separado e observe o seu filho em outro dia. Veja se a reação que foi atribuída ao alimento ocorreu novamente. Alguns alimentos podem causar reações no início da amamentação, mas depois de uns meses se não apresentarem o mesmo efeito, por isso devem ser novamente experimentado.


 
 
 

Comentários


ÚLTIMOS POSTS

Os mais vistos

Media

Sigam-me

Caso exista possibilidade de estar presente em algum evento/press day, o seu e-mail será respondido. Devido ao elevado número de convites, damos prioridade aos anunciantes com quem mantemos uma relação duradoura. No entanto, caso seja do seu interesse dar a conhecer a sua marca, envie o press-kit por e-mail. 

bottom of page