Queda do cabelo no pós-parto
- Rafaela Peixoto
- 22 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
É normal o cabelo da mulher cair depois que o bebé nasce?
SIM.
Todas as mulheres sofrem alguma perda de cabelo no período do pós-parto, umas mais que outras. A resposta é simples: durante a gravidez, as mudanças hormonais fazem com que a queda de cabelo natural, que todo o mundo tem, diminua. O cabelo, em geral, fica mais forte e grosso. Não notaram no ralo da banheira, quando lavavam a cabeça, ainda grávidas, que havia menos cabelo lá? É o mais comum de acontecer. Os folículos capilares entram na chamada "fase de repouso".

Quando o bebé nasce, os hormônios voltam ao normal - mais ou menos cerca de três a quatro meses depois do parto -, e todo o cabelo que não caiu durante a gestação começa a cair. E é aí que nos apercebemos e assustamo-nos, achando que vamos ficar careca. Mas calmaaaaa! Além disso, especialistas afirmam que outros fatores, como o stress, falta de sono e mudanças rápidas do peso corporal também podem provocar queda de cabelo, pelo mesmo mecanismo.
A queda de cabelo normal de uma mulher adulta é de 100 a 125 fios por dia. Nos meses do pós-parto, a gente pode perder até 500 fios por dia, o que é muito, porém não o suficiente para deixar-nos carecas. É apavorante ver todo aquele cabelo no ralo, no chão, na escova, nas roupas pela casa. Mas procure não entrar em pânico, porque a situação tende a melhorar, mesmo que demore um pouco. O cabelo parece cair mais quando se está lavando a cabeça ou secando com secador, por isso talvez valha a pena diminuir a frequência da lavagem e deixar o cabelo secar naturalmente para ver se a queda se ameniza um pouco. Mais ou menos seis meses depois do parto o cabelo já deve ter voltado ao "normal". Isto é, pode ser que ele mude, pois esta é mais uma das surpresas da maternidade: um cabelo que era liso pode ganhar ondas, o ondulado pode ficar mais liso, o seco pode ficar oleoso e vice-versa. Imagina-se que essa diferença se deva às grandes mudanças hormonais que o corpo passa.
Comments