As 1ª Férias com o nosso bebé
- Rafaela Peixoto
- 29 de jun. de 2017
- 4 min de leitura
Para todos os Papais de primeira viagem identificar-se-á muito bem com este novo post.
"As férias e o nosso bebézinho"
Para quem tem um bebé pequenino, o tempo de férias não será tanto de descanso como antigamente (vai continuar a acordar durante a noite ou bem cedo de manhã...) mas será sempre um tempo de maior disponibilidade e de partilha de tarefas entre pai e mãe que estão 100% disponíveis.
Surgem sempre muitas dúvidas quando chega o momento de planear as férias ou de partir rumo ao destino planeado. Para onde podemos ir? Podemos ir para a praia? O bebé pode apanhar sol? Que tipo de roupa temos de levar? Será que vai estranhar? Precisamos de levar medicamentos? E a alimentação? E as vacinas? E a consulta de rotina que está a aproximar-se?
Calma. A primeira regra é: nada de stresse. Com tranquilidade e bom senso tudo se resolve! É claro que um planeamento prévio vai ajudar a antecipar muitos problemas e a prevenir eventuais acontecimentos menos positivos. Por isso será boa ideia começar por ler este artigo.
Para onde podemos ir?
Esta é, geralmente, a primeira dúvida de todas. Os bebés podem ir para qualquer lado: praia, cidade, campo ou montanha.
Mas tenham atenção a determinados Países que possam estar com algumas epidemias. Se o bebé tem menos de um ano, o melhor será esperar mais uns mesinhos. Como no meu caso, que tenho família no Brasil, mas na cidade para onde ia (Vitória, ES) estava uma epidemia de febre amarela que estava a matar muita gente, aí optamos por não ir e adiar a visita à família para daqui a uns mesinhos, pois agora o meu Lucca só tem 6 meses e não pode tomar as vacinas contra essa febre. Mas, obviamente que em todos esses locais também nascem e vivem crianças saudáveis e felizes. Com algumas adaptações por parte dos pais todos os bebés se adaptam a novos locais e a outros ambientes sem problemas. Apenas dois conselhos: primeiro tenham atenção à logística. Se a criança está a ser alimentada ao peito tudo se torna mais fácil. Em qualquer lugar o peito da mãe estará sempre pronto. No entanto, se já tiver iniciado a introdução de novos alimentos também não há crise, para isso que existem as sopinhas, as papinhas de fruta e de farinha nos supermercados. Não há problema nenhum o bebé se alimentar desses industrializados durante o período de férias, também não estamos a falar de 3 meses de férias não é gente?
Então desliga o "complicómetro" (como a minha querida pediatra me diz) e vai curtir as férias com o maridão e o vosso bebezão.
Em segundo lugar tenham atenção à proximidade de ajuda médica, no caso da criança ficar doente. Alguns destinos paradisíacos não têm qualquer estrutura de apoio de saúde, pelo que essas paragens só devem ser escolhidas para férias em família quando as crianças já são mais crescidas e aguentam melhor alguma consequência. Para bebés, o melhor é escolher destinos onde ainda exista por perto alguma ajuda médica se necessária. E claro, levar o contacto do pediatra (telemóvel, de preferencia) para qualquer emergência.
Podemos ir para a praia?
Se o bebé tem menos de 1 ano poderão ir mas em modo de passeio pela beira-mar e de preferencia fora dos horários de maior calor. Isto porque, regra geral, os bebés até ao 1 ano não devem apanhar sol direto durante muito tempo. Mas usufruam para passear em família e curtir o cheirinho de mar.
Mesmo nestes passeios é importante não descurar a proteção da criança aos raios solares, o que envolve medidas muito simples. A regra está em prevenir. E não se esqueça que o sol é sempre o mesmo, esteja na praia, na piscina ou no campo. É importante evitar o sol direto durante as horas em que este é mais intenso, normalmente entre as 11:00 e as 16:00 horas.
Qual a roupa mais apropriada para os dias de sol?
Sempre que possível, o bebé deve usar roupa leve e fresca. E convém que esteja sempre na sombrinha.
Eu deixei sempre o meu nenénzinho de fraldinha por exemplo. E ele ficava todo consolado de estar nuinho. E claro que mesmo estando na sombra, estava todo besuntado de protetor solar factor 50 e chapeuzinho ou lenço na cabeça.
Devemos levar medicamentos na bagagem?
Independentemente do destino, deverá sim levar uns medicamentos apropriados para o seu bebé. Assim, se existir alguma dificuldade na obtenção de um medicamento, já está prevenida.
É especialmente importante levar medicamentos para baixar a febre ou aliviar as dores (supositórios benuron), um soro de reidratação oral a um medicamento prebiótico para o caso de surgir alguma diarreia. E um xarope de antihistamínico para resolver alguma alergia (fenistil em gotas). Mais importante que tudo isso, é fundamental levar o contacto do pediatra.
Devemos oferecer mais água?
Claro que sim. Nestes dias, para além da água que habitualmente o bebé toma, os pais devem oferecer uma quantidade extra. Será depois o bebé a decidir se precisa ou não.
E se tiver que fazer vacinas?
Por vezes as férias são marcadas e só depois nos apercebemos que pelo meio está a data das vacinas. Em princípio adiar uma semana ou outra as vacinas não trará grandes problemas. Mas é importante falar deste assunto com o pediatra, pois algumas vacinas têm momentos mais precisos para a sua realização.

















Comments